A escola. uma questão pública
- Autor:
- Mendonça: Samuel (veja mais livros deste autor)
- Editora:
- PARABOLA(veja mais livros desta editora)
De: R$ 38,50
Por: R$ 30,03
No boleto: R$ 30,03
Sinopse
A instituição escolar na contemporaneidade detém a centralidade nos processos educativos. Num momento em que, inacreditavelmente, se ventila fazer da rede pública de ensino centros de "empreendedorismo" e estimular a educação doméstica (homeschooling), é inegável: a escola é incontornável. No entanto, a filosofia da educação não lhe tem dedicado a atenção devida. Ao menos no brasil das últimas três décadas, são pontuais e escassos os trabalhos que recorrem ao instrumental conceitual filosófico para pensar a escola. A problemática escolar não será resolvida pela filosofia exclusivamente, mas ela clama por um aporte filosófico. A filosofia da educação produzida no brasil em muito pode contribuir para pensar tais problemas. Habitar, de dentro, esse campo problemático: eis uma tarefa para os filósofos da educação. Com isso em mente, a sofie [sociedade brasileira de filosofia da educação] convocou o campo para debruçar-se, em seu iii congresso, sobre o tema: "escola: problema filosófico", buscando os desdobramentos da problemática, pensando não apenas a instituição, mas também suas políticas, seus atores (professores, estudantes), seus projetos, seus sentidos. A partir daí foi organizado o díptico "escola: problema filosófico", sendo este seu primeiro volume, a escola: uma questão pública. Onze capítulos, escritos por filósofos da educação de várias universidades brasileiras. Todos se debruçam sobre as relações da escola com a formação, focando seu sentido; pensam as políticas da escola, procurando compreender como a instituição se insere no mundo contemporâneo e pode reagir a ele; por fim, dedicam-se a pensar alguns dos problemas da escola, em diferentes dimensões e perspectivas teóricas. Temos aqui, então, o modo como a filosofia da educação pensa a instituição escolar brasileira. Aqui somo convidados a pensar, a problematizar, a deixar de habitar a escola como meros espectadores, tornando-nos ativos inquiridores, agentes de sua construção cotidiana.
Ficha técnica
- Código de barras:
- 9788579341809
- Dimensões:
- 1.20cm x 16.00cm x 22.80cm
- Edição:
- 1
- Marca:
- PARABOLA
- ISBN:
- 8579341809
- ISBN13:
- 9788579341809
- Número de páginas:
- 224
- Peso:
- 300 gramas
- Encadernação:
- BROCHURA