REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PORTFÓLIO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Autor:
Vania Maria De Oliveira: Sousa (veja mais livros deste autor)
Vania Maria De Oliveira: Sousa, Clarilza Prado De (veja mais livros deste autor)
Editora:
APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA(veja mais livros desta editora)

De: R$ 92,00 Por: R$ 79,12 No boleto: R$ 79,12

Comprar
Disponível em estoque

Sinopse

Esta obra traz o relato de uma pesquisa que investigou as representações sociais de alunos de cursos de licenciatura sobre a avaliação da aprendizagem a partir do uso do Portfólio como instrumento avaliativo. Em outros termos, procurou-se verificar se o uso do Portfólio por esses alunos vem modificando a forma de pensar a avaliação no âmbito da formação de educadores. O referencial teórico do trabalho foi alicerçado principalmente em autores do campo da avaliação educacional e nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais explicitada por Moscovici, Jodelet, Sá e outros. Como suporte, foram utilizados os programas - EVOC e Alceste - que permitiram a realização de análises específicas. Os resultados da análise dos dados, de maneira geral, permitiram identificar três grupos de representações: as que apresentam aprovação a uma avaliação realizada por Portfólio; as que desaprovam a avaliação realizada por Portfólio e as que aprovam o Portfólio, mas com ressalva. O primeiro grupo, a maioria dos alunos pesquisados, aprova o Portfólio como instrumento avaliativo e considera-o uma forma de minimizar avaliações que punem, excluem e selecionam. O segundo grupo, a minoria, não acredita nessa forma de avaliar. E o terceiro grupo, com representabilidade menor do que o primeiro e maior do que o segundo, apoia o Portfólio como instrumento avaliativo, mas apresenta restrições. As conclusões indicaram que, embora não se possa afirmar que exista da parte dos participantes uma identificação com essa forma de avaliação, observa-se uma compreensão de suas intenções e uma aceitação de seus propósitos. Tais resultados permitem considerar a necessidade de aprofundar argumentos no sentido de favorecer os processos de ancoragem que irão facilitar não somente a aceitação do Portfólio, mas também sua possível utilização futura quando esses alunos desenvolverem sua prática como professores.

Avalie:

Ficha técnica

Código de barras:
9786525004310
Dimensões:
23.00cm x 16.00cm x 1.40cm
Edição:
1
Marca:
APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA
ISBN:
6525004314
ISBN13:
9786525004310
Número de páginas:
231
Peso:
330 gramas
Encadernação:
BROCHURA